quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Reflexos de um espetáculo

Desde a madrugada do dia 08/11 tento escrever esse post, mas não conseguia me expressar tamanho o meu embasbacamento com o que havia presenciado poucas horas antes. Sim, fui no show de Paul McCartney em Porto Alegre e isso mexeu comingo, aliás, não só comigo, mas com todas as pessoas que lotaram o Beira-Rio.

Nunca fui uma fã ardorosa de Beatles, o que talvez seja reflexo de ter crescido na época em que computador e internet não eram tão comuns, que o Michael Jackson detinha os direitos das músicas da banda e também por meus pais não terem costume de ouvirem música em casa. É, acabei tendo mais acesso às bandas e cantores que tocavam no rádio e na TV. Acabei aprendendo mais sobre Beatles com meu irmão e meu primo (mais novos!)do que com meus pais.

Lembro da primeira vez que vi o clipe de Help no Fantástico, de quando o Michael Jackson vendeu a parte dele nos direitos das músicas e o Pi fez um programa lotado de músicas dos Beatles, mas nem em imaginação cogitaria em assistir a um show de alguém que tenha feito parte da história do rock. Quando os boatos sobre a vinda de Paul para Porto Alegre começaram a surgir, cogitei até em não ir no show (já não tinha ido no do Aerosmith...), mas aí nem pensei, fui na emoção, naquela coisa de "ver um Beatle é uma vez na vida e outra na morte" e pronto, comprei o ingresso.

E hoje vejo que o dinheiro gasto nesse ingresso valeu cada centavo. Nunca tinha ido em show em estádio, nunca tinha ficado em fila, nunca fiquei tantas horas sentada num calor infernal, nunca tinha me emocionado junto com estranhos ao dividir a emoção de ouvir uma passagem de som, nunca tinha chorado num show, enfim, nunca tinha assistido a um espetáculo como aquele.

Sir Paul realmente merece esse título. Fez questão de nos abanar quando chegava ao Beira-Rio no sábado à noite para passar o som, disse em alto e bom som "oi" a todos que estavam enlouquecidos nos portões se divertimento e se emocionando como já se fosse o show, repetiu o gesto no domingo à tarde, quando estávamos prestes a entrar no estádio e, bom, fora a simpatia do "tio" durante o show.... "Ah, eu sou gaúcho!" foi demais! Sem dúvida, é um exemplo a ser seguido por qualquer músico.

Pois é, escrevi, escrevi e não consegui explicar o que foi esse show pra mim....fazer o que, tem vezes que imagens dizem mais do que palavras:
















Nenhum comentário: